Wikipedia

Resultados da pesquisa

terça-feira, 3 de novembro de 2009

“O Ser Terapeuta”

Nathalie Durel (Psicoterapeuta Transpessoal e Junguiana)


Devido a um crescimento constante das diversas formas de terapias nos últimos anos (sejam elas de forro físico, psicológico, mental ou espiritual) julguei importante ajudar a esclarecer o que é “Ser Terapeuta”. Para isto, iniciarei com um texto retirado da obra “Os Terapeutas” de Fílon de Alexandria, filósofo judeo-helenista (25 a.C. a 50 d.C.), em que ele descreve uma comunidade de terapeutas peculiares, nos arredores de Alexandria, que cuidavam do Ser numa perspectiva de visão holística: corpo, alma e espírito, “não separando o que o próprio Deus uniu”.

«Não é inútil interessarmo-nos pelos Terapeutas de Alexandria, esses homens e essas mulheres do primeiro século da nossa era podem ajudar-nos a clarificar aquilo que “colocamos” por detrás da palavra “terapeuta”.
O que é um terapeuta?
A palavra terapeuta em grego significa, primeiro, tratar, tomar conta.
O Terapeuta não cura, trata. É a natureza que cura, é a Vida que cura. O papel do Terapeuta é criar, ou permitir melhores condições, de modo a que a cura possa acontecer. O Terapeuta não cura, mas cria o espaço, o meio, a atmosfera, as condições favoráveis para que a cura tenha lugar. O Médico, no sentido maior do termo, é a Natureza, e o Terapeuta está presente para colaborar com ela.
O Terapeuta não cura, “toma conta”». (1)

Este texto antigo, porém muito sábio obriga-nos, a meu ver, a refletir sobre o nosso papel como terapeutas. Não só sobre os limites da nossa atuação terapêutica mas também sobre uma questão primordial: Quem sou eu para me julgar capaz de “tomar conta” do outro? (de um ponto de vista moral e humano e não unicamente porque consegui obter vários diplomas)
Esta pergunta leva-nos, então, a considerar “porque” e “como” chegamos a escolher esta profissão e/ou vocação. Muitas respostas podem surgir mas todas estão ligadas, de certa maneira, ao fato de que a um dado momento da nossa vida fomos confrontados com a dor (nossa e/ou dos outros) o que fez com que nos identificássemos com o arquétipo do terapeuta, de um modo consciente ou inconsciente.
Onde há ferida, tem de haver cura, e onde há cura, é porque houve ferida.

Quando a psicologia analítica se refere à imagem primordial ou ao arquétipo do "Curador”, não se refere à existência de uma imagem concreta com presença no tempo e no espaço, mas a uma imagem interior que opera na psique humana. A expressão simbólica deste fenómeno psíquico são as figuras e as imagens dos grandes curadores, santos, profetas, sábios e xamãs, reproduzidos nas criações artísticas e nos mitos da Humanidade.
Mas, cuidar dos outros sem que primeiro tratemos de nós, é perigoso. O fato de nos identificarmos com o arquétipo do curador pode fazer com que nos percamos nele.
Posso dar uma imagem muito simples para explicar a dinâmica entre um terapeuta e o seu paciente. Quando o paciente nos consulta procurando ajuda, encontra-se “cheio” de sofrimentos, queixas, sintomas, ou seja, a sua história pessoal. Metaforicamente, é como se estivesse carregarregando um contentor repleto de coisas de que se irá desfazer no nosso espaço terapêutico. Pela lógica, o terapeuta (para poder receber este conteúdo) precisa de ter o espaço adequado, ou seja, vazio, para o receber. Caso o terapeuta esteja inundado de problemas pessoais (conscientes mas principalmente inconscientes) não resolvidos, ele, tal como o paciente, está com um contentor cheio nos braços. Consequentemente, quando o paciente tenta depositar o seu conteúdo no espaço terapêutico, já não encontra lugar. A pior situação verifica-se quando o terapeuta “descarrega” (de um modo inconsciente) o seu fardo em cima do paciente, que sai da consulta ainda com todo o seu conteúdo, mas também com o do terapeuta. Esta carga pode ser energética, psicológica, mental ou espiritual. (2)
Considero que todo o terapeuta digno desse título, independentemente da sua área de atuação, deve por em prática o que eu chamo “higiene física, mental, emocional e espiritual”. Isto quer dizer que deve regularmente submeter-se a vários tipos de terapias, como por exemplo a psicoterapia, a limpeza energética, a dietética, praticar alguma disciplina de desporto, meditação, a terapia Craniosacral, inclusive rever a sua visão espiritual (além de muitas outras coisas, cada um deve encontrar o que for mais adequado ao seu processo de crescimento interno) para converter-se num “canal” limpo de atuação terapêutica para tratar os seus pacientes. Aliás, podemos verificar que Os Terapeutas de Alexandria consideravam esta prática de terapia pessoal como fazendo parte do seu código ético.

«Portanto, no tempo de Fílon o terapeuta é um tecelão, um cozinheiro; ele cuida do corpo, cuida também das imagens que habitam em sua alma, cuida dos deuses e do logos – palavras que os deuses dirigem à sua alma – é um psicólogo. O terapeuta cuida também da sua ética, isto é, vigia o seu desejo para se ajustar ao fim que fixou para si; este cuidado “ético” pode fazer dele um ser feliz, “são” e simples (não dois, não dividido em si mesmo), isto é, um sábio».(3)

O famoso mito do Centauro Quíron, o curador ferido, ensina-nos que, antes de se cuidar de outra pessoa, é preciso cuidar e tratar de nós mesmos. No final do mito, a cura de Quíron só acontece quando ele aceita ser levado para o mundo do Hades onde morrerá para poder ser transformado. Só depois da sua própria aceitação de que precisa de mudar (ou seja tratar-se), é que Zeus o imortaliza, numa iluminação eterna através de uma constelação. Simbolicamente, representa para o terapeuta a necessidade de aceitar a sua própria transformação para alcançar a individuação, e encontrar então o seu verdadeiro caminho como terapeuta. Ou não.

Bibliografia
(1) (3)Leloup J.Y: “Cuidar do Ser”, Ed.Vozes – BR
(2) Durel N.: “O feminino reencontrado”, Ed. Ariana - PT

A terapia

A terapia
A Terapia CranioSacral (TCS) é um método manual, sutil, de avaliação e tratamento global do corpo, que pode ter um impacto positivo sobre vários sistemas corporais. Empregada isoladamente, ou em combinação com outros métodos de tratamento da saúde mais tradicionais, a TCS tem comprovado ser clinicamente eficaz em facilitar a capacidade de cura do corpo, e frequentemente produz resultados extraordinários.