Wikipedia

Resultados da pesquisa

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Acupuntura ajuda a reduzir intensidade e crises de enxaqueca

NOVA YORK (Reuters Health) - As mulheres que optam por fazer acupuntura em vez de usar medicamentos a fim de prevenir a enxaqueca apresentam menos sintomas iniciais, menos crises e menos efeitos colaterais decorrentes do tratamento, informou um novo estudo.

A equipe de Gianni Allais, do Centro Feminino para Dor de Cabeça, em Turim (Itália),constatou que as pacientes que receberam aplicações de acupuntura tiveram menos crises de enxaqueca durante os primeiros quatro meses de terapia e necessidade menor de usar analgésico durante a fase inicial do tratamento, em comparação com o grupo de pacientes que tomou flunarizina, um medicamento que pertence à classe dos bloqueadores de canais de cálcio e geralmente é usado para ajudar a prevenir enxaquecas.

Ao término de seis meses, porém, não houve diferença entre os dois grupos no que diz respeito ao número de crises.

As voluntárias que participaram do estudo sofriam de enxaqueca sem aura -- distúrbios visuais e outros sintomas típicos das crises. As enxaquecas são caracterizadas por sensibilidade à luz, dor intensa e latejante. Algumas vezes também ocorrem náusea e vômito.

O processo subjacente à enxaqueca não é totalmente conhecido, mas os pesquisadores acreditam que envolva alterações nos vasos sanguíneos cerebrais.

Terapia que surgiu na China há mais de 2 mil anos, a acupuntura envolve a aplicação de finas agulhas em pontos específicos da superfície do corpo que são conexões com vias de energia, ou meridianos, segundo a teoria tradicional. A acupuntura mantém esse fluxo natural de energia em circulação.

Estudos anteriores sugeriram que a acupuntura poderia ajudar a evitar novos episódios de enxaqueca, mas geralmente esses trabalhos apresentavam falhas de planejamento.

Na pesquisa atual, publicada em edição recente da revista Headache, a equipe de Allais avaliou 80 mulheres submetidas a sessões semanais de acupuntura durante dois meses -- em seguida, essas pacientes fizeram aplicações mensais por mais quatro meses. As agulhas foram colocadas nos mesmos pontos em cada sessão e mantidas no corpo da paciente durante 20 minutos.

Outro grupo de 80 mulheres usou flunarizina em doses de 10 miligramas diárias durante dois meses. Nos quatro meses seguintes, as pacientes tomaram a droga 20 dias por mês.

Os dois tratamentos funcionaram, e as mulheres apresentaram um número menor de dores de cabeça. Entretanto, o grupo que usou acupuntura teve menos crises que o grupo da flunarizina durante os primeiros quatro meses do estudo -- uma média de 2,3 contra 2,9 crises, respectivamente. A acupuntura pareceu reduzir a intensidade da dor e a necessidade de consumir analgésicos. Seis meses após o início da terapia, os grupos tiveram um número semelhante de crises.

De um modo geral, as mulheres que usaram flunarizina foram mais propensas a abandonar a pesquisa por razões que incluíram depressão, ganho de peso e sonolência.

Os autores do trabalho observaram que as pacientes do grupo da acupuntura poderiam apresentar um "efeito placebo" maior, pois receberam "muito mais atenção e tratamento individual" que o grupo do medicamento.

Fonte: Headache 2002;42:855-861.

A terapia

A terapia
A Terapia CranioSacral (TCS) é um método manual, sutil, de avaliação e tratamento global do corpo, que pode ter um impacto positivo sobre vários sistemas corporais. Empregada isoladamente, ou em combinação com outros métodos de tratamento da saúde mais tradicionais, a TCS tem comprovado ser clinicamente eficaz em facilitar a capacidade de cura do corpo, e frequentemente produz resultados extraordinários.