Wikipedia

Resultados da pesquisa

terça-feira, 18 de maio de 2010

Para manter o cérebro jovem, é preciso manter a serenidade

Por Cristina Almeida
Especial para o UOL Ciência e Saúde

O segredo para o cérebro jovem é manter-se tranquilo e ativo, mesmo depois da aposentadoria. Esse é o conselho do professor de neurologia Cícero Galli Coimbra, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Além disso, ele diz que é importante que a pessoa esteja engajada em atividades de voluntariado que deem suporte à percepção de si mesmo como indivíduo útil, com o fim de nutrir sonhos e objetivos a serem realizados até o fim da vida.


O ômega-3, presente em alimentos como o salmão e a linhaça, favorece o nascimento de neurônios como protege os já existentes

DIETA PARA PRESERVAR O CÉREBRO
ALIMENTAÇÃO PARA VIVER MAIS
COMER POUCO PARA UMA VIDA LONGA
ESTRESSE ACABA COM OS NEURÔNIOS
LEIA MAIS

O especialista revela que um dos estudos mais importantes para a compreensão de doenças como a esclerose múltipla, o mal de Parkinson e Alzheimer é sobre a relação entre estresse e envelhecimento cerebral: "em todas essas doenças, pessoas com uma personalidade mais ansiosa, que sofrem por tudo, por nada e por antecipação, assim como aquelas muito instáveis, estão mais predispostas ao desenvolvimento de doenças degenerativas".

Coimbra explica que o sistema nervoso possui células-tronco potencialmente ativas, e que mesmo em idade avançada e elas continuam a multiplicar-se para dar origem a neurônios jovens (neuroblastos), que migram a partir das áreas onde são produzidos para as regiões do nosso cérebro que são mais intensamente utilizadas. Conforme o neurologista, "a esse processo se dá o nome de neurogênese, e isso somente acontece se estamos emocionalmente estáveis".

Serenidade

Coimbra cita um estudo iniciado na década de 1930 e mantido ativo por George Vaillant, psiquiatra da Universidade de Harvard, que demonstrou que "pessoas dotadas de personalidade tranquila (capazes de enfrentar os problemas sem desespero ou se exasperação, fazendo apenas o que estava a seu alcance) atingiam idade avançada mantendo lucidez, ao contrário das pessoas dotadas de personalidade ansiosa, agressiva ou impaciente".

Em 2002, esse psiquiatra americano publicou um livro intitulado "Aging Welll" (Envelhecendo bem, Ed. Little, Brown and Company, sem tradução para o português), relatando esses e outros resultados surpreendentes, que deixaram atônitos os membros da comunidade neurocientífica internacional. O neurologista conta que entre os resultados mais impactantes está o fato de que, entre os sujeitos de personalidade serena, aqueles que nutriam valores como altruísmo, perdão e gratidão atingiam idade avançada com mais lucidez.

A semente do Alzheimer

A necessidade de competir e o sobrepujar-se a qualquer custo tem como reverso o aumento do estresse e da agressividade: "a conseqüência física é a ampla redução da neurogênese, dando lugar a uma personalidade onde há pouco lugar para o desenvolvimento de qualidades humanitárias". E acrescenta, "é assim que se planta a semente para o desenvolvimento futuro do Alzheimer e de outras doenças neurodegenerativas".

Entre as atitudes que as pessoas precisam cultivar para terem uma vida mais saudável do ponto de vista neurológico, manter-se inserido num grupo social já foi cientificamente comprovado como benéfico, mas segundo o especialista, a dieta também deve ser objeto de atenção: "O consumo de carnes cozidas deve ser evitado (tanto de aves como de mamíferos, principalmente grelhadas ou fritas, e bem passadas, ricas em aminas heterocíclicas, altamente neurotóxicas e cancerígenas), o que exerce papel fundamental na prevenção de diversas doenças, inclusive neurodegenerativas."

"A chamada Dieta do Mediterrâneo, rica em peixes, tomates e azeite é altamente favorável à prevenção dessas doenças, principalmente pela presença de grande quantidade de substâncias benéficas, como ômega-3 e licopeno", completa.

A teoria dos três "Qs"

O neurologista finaliza citando a importância de se viver com entusiasmo, além de dar sua receita para uma vida saudável: o perfeito equilíbrio dos três Qs - Quociente de Inteligência, Quociente Emocional e Quociente Espiritual. Para Coimbra, Adozinda é o exemplo perfeito das personalidades descritas por Vaillant e que atingem a idade avançada com saúde neurológica.

Aromaterapia Vibratoria- Oleos essenciais e chakras

O Cardamomo aumenta a assimilação de energia. É largamente utilizado na Índia. Ele nos ensina a fundamentar-nos pelo amor e pela compaixão que podemos realizar e manter um equilíbrio emocional. O óleo alivia rancores produzidos por medos que fecham o chakra do coração. Em unção sobre o chakra coronal, liga o chakra consagrado à coroa e equilibra a corrente de energia entre o chakras. É um antídoto à insaciabilidade ou compulsão pelo açúcar.

A Cenoura alarga e enraíza a Consciência. Gera a clareza da visão interna e cria as percepções para guiar na viagem à descoberta dele. Aplicado sobre o chakras raiz e sacro, estimula uma sensação de enraizamento.

O Cedro convida ao Amor Espiritual. Aplicando o Cedro sobre o chakra do coração frente e nas costas, alimenta o corpo físico desta energia.

O Limão aumenta a alegria interna e o optimismo. Aumenta a memória celular liberando-a da dependência ao álcool. Reunindo o chakra da garganta, esclarece-se e dá a capacidade de exprimir-se com competência.

O Cipreste mantem o equilíbrio. Reune o chakra thymus para estimular o sistema linfático.

O Incenso ou Oliban desperta o objectivo espiritual. As memórias da Alma podem insuflar sérénité. O chakras da coroa, do 3.o olho e o coração dilatar-se-ão com o odor do incenso.

O Eucalipto permite de compreender as projecções nas relações. Reunir energicamente o torso para dilatar o chakra do coração.

A Erva-doce permite de tomar consciência dos substitutos ao amor. Aprende-se a alimentar-se e alimentar o outro convenientemente. A energia deste óleo estimula a thyroïde, os problemas de auto depreciação que conduzem sensações de malogro, de isolamento e de solidão. O óleo ajuda anorexiques a distinguir a causa-raiz do comportamento: sensação a não ser gostado, incapaz de sentir, bem como uma má imagem do corpo.

O Gerânio alivie as penalidades de coração e permite superar os sentimentos de abandono. O óleo possui uma energia nutritivo muito suave para a alma. Permite chakra thymus dilatar-se para cicatrizar as injustiças. Considerar uma experiência assim como um ensino sobre o caminho, permite liberar-se da servidão e o karma evitando rejeitar as responsabilidades sobre os que se encontraram misturados. Melhora igualmente a aceitação deele e desperta as capacidades.

O Gengibre realiza consagrado. A natureza aphrodisiaque do gengibre abre o chakra raiz e desencadeia a energia sexual integrando-o chakra do coração e a coroa. O odor do gengibre libera as tristezas retidas nos pulmões e o corpo emocional. O óleo pode irritar a pele e muqueuses!

O Glycine experimenta a Alegria de fazer. Purifie a relação do corpo éthérique com o corpo físico que aumenta em frequência superior. Sobre o chakra da coroa, permite a energia alinhar-se Unidade de qualquer coisa. Estimula a memória.

A Lavanda alivia as tristezas e favorece a paz. Aplicado sobre o chakra do coração, permite sentir a Graça.

A Toranja calma “falação” mental. A fim de parar as mensagens intempestivas e prejudiciais quando um velho registo põe-se a caminho, apoiam sobre o botão e acionam o mental. Uma massagem sobre as têmporas e a testa alivia o mental. O óleo é fotosenssivel sobre a pele.

Patchouli enraíza e reforça a vontade de viver. A energia Patchouli entra em afinidade com os batimentos do coração de Mãe Natureza. Encarna a sensação de se ser embalado nos seus braços e imergida na gasolina da Terra. O óleo cria vénération para com a vida, atitude que torna homenagem ao valor de todas as experiências da vida e de todas as formas de vida. O óleo Patchouli caça o `barata'! Desenibe a energia sensuelle do chakra sacrall e transforma a rigidez em sensualité.

O Petit grain: triunfo das obsessões e as dependências. Todas as dependências alteram a energia chakra do coração e frequentemente, rasgam terá. O óleo aplicado sobre o chakra coroa e o frontal estimula a clareza da energia mental.

O PIN silvestre sensibiliza à consciência de grupo. Transforma igualmente o orgulho do ego que faz obstáculo ao trabalho de grupo. Tem uma dupla ação sobre o orgulho: amacia o orgulho arrogante dos que têm uma necessidade constante de reconhecimento externo infundindo-lhes o objectivo cósmico, e aumenta o orgulho dos que sofrem de uma falta de respeito dos que teem uma pobre imagem de si mesmos. Este óleo frequentemente é diluído com a terebintina. Pode pode ser ligeiramente irritante para a pele por efeito dermocaustico.

A ROSA permite de experimentar o amor incondicional verdadeiro. Verte as lágrimas da humanidade e empresta assistência para transmutar a carga que a humanidade carrega ! As pétalas de Rosa representam as qualidades de gentileza e de doçura, os espinhos, muros de protecção construídos ao redor das emoções. Os atributos femininos refletem-se na doçura, a graça e a beleza da Rosa, os traços masculinos reflectem-se na protecção e a força dos espinhos. A energia da Rosa tem o dom extraordinário de abrir o chakra do coração. As energias masculinas e femininas estão então equilíbrio. O chakra coronal alarga-se dando acessos à novos paradigmas que permitirão o florescer de novas realidades florescer!

Ylang-ylang Acalma os nervos e integra as emoções. Num banho, este óleo produz uma extraordinária experiência de apaziguamento que incentiva a ouvir as mensagens da Alma.

O óleo de Jojoba hoje é considerado como o factor antienvelhecimento mais eficaz. A sua estrutura química e seu efeito fazem dele um óleo muito procurado em cosmetologia.

Ciencia Descobre a Luz no Corpo Humano

Por: Jorge Carmona

Desenvolvi este artigo com base em uma discussão levantada por uma irmã na Internet. Fundamenta-se na descoberta de que nosso corpo é pura luz…leia:

Li há algum tempo na revista Dsalud um artigo que apóia tudo aquilo que para nós já é tão legítimo: que somos energia, somos seres de luz.

Vejam, então, que os nossos sisudos cientistas foram capazes de demonstrar que assim é: que os canais energéticos que as culturas orientais conhecem há milênios e que descobriram de forma empírica, por revelações, sabe-se lá como (de forma surpreendente para os racionais ocidentais) existem na realidade científica racional a qual estamos acostumados! ! O que não passa por essa racionalidade e essa ciência não existe oficialmente. Pois bem, os chakras, os canais energéticos, os meridianos, a pura energia e o reiki, inclusive a conexão entre humanos, já existem para a ciência.

Em resumo: foi descoberto que a água dentro do organismo cristaliza em forma de cristal líquido (como as telas dos computadores) , uma forma de cristalização que permite conservar as propriedades dos cristais óticos (sua capacidade de armazenar informação e vibrar a determinadas freqüências) e dos líquidos (sua capacidade de fluir) ao mesmo tempo. Isto significa: ela é capaz de guardar memória!!!!!!

Lembram-se das fotos dos cristais de água do Dr. Masaru Emoto?

Dito isto, não podemos esquecer que 75% de nosso corpo é água (para um bebê este percentual é de 95%), daí a importância desta descoberta.

A água conduziria os biofótons (informação eletromagnética) - o CHI, o Ki, o prana -, a velocidades inimagináveis através de nosso corpo. Céus! Por nossas veias (eletromagnéticas) circula luz!

Além disso foi descoberta uma rede ferroso-férrica de moléculas (de ferro) que graças às diferenças de potencial (geradas porque se oxidam e reduzem constantemente estas partículas) produzem energias eletromagnéticas que circulam por todo o nosso corpo, nutrindo-o e protegendo as reações bioquímicas (amplamente conhecidas por nossos cientistas) que sustentam nossa saúde. Casualmente estas redes são mais densas justamente em um local que coincide com um canal central diante da coluna, e possuem sete bolas de macromoléculas coincidindo com os lugares descritos como chakras, protegendo as glândulas mais importantes do organismo, onde se desenvolvem as reações bioquímicas essenciais para a vida.

Bem, o cristal líquido ficaria dentro das células e seria influenciado pelo campo magnético descrito, emitiria energia de determinados e diferentes comprimentos de onda para seu exterior, o que constituiria a aura, e captaria, como uma grande antena parabólica, informação externa.

Nossas moléculas de cristal líquido estariam fixadas dentro da rede ferroso-férrica, e serviriam como lugar de armazenagem de informação. A cientista que fez tão estupenda descoberta diz admitir que o ser humano seja formado por um corpo magnético, outro bioquímico e outro mental. Se o corpo magnético se desorienta ou danifica, deixa de proteger a estrutura bioquímica e a enfermidade surge. Se trabalhamos energeticamente sobre nosso organismo, reparamos a estrutura magnética e, conseqüentemente, a estrutura bioquímica também se recupera e, por extensão, a saúde.. Constantemente, através dos chakras, nosso corpo se nutre da energia que nos rodeia para poder funcionar bioquimicamente de forma correta.

Bem, isso é tudo. Podem ver de forma ampliada no seguinte endereço (em espanhol): http://www.dsalud. com/numero85_ 1.htm.

A reflexão seguinte é lógica e é uma conseqüência deste artigo. Se nosso corpo é luz e por ele circula luz, o mais lógico é que a luz do sol tenha um efeito de bateria de recarga sobre o mesmo. (…) Nosso corpo, por deficiências de alimentação e por costumes nocivos, perderia em alguns casos essa capacidade de distribuir luz harmoniosamente através de suas células, ocasionando problemas de saúde e estados de estresse.

A ação da luz solar teria o objetivo de regenerar e, posteriormente, recarregar todo esse circuito, para então recompô-lo, elevando sua vibração e desenvolvendo as partes ainda não acessadas de nosso cérebro (deixamos de utilizar cerca de 80%). Aí então poderemos estabelecer a reconexão com nosso mundo espiritual!!

Um abraço solar!!

20 TROCAS QUE VALEM A PENA

20 TROCAS QUE VALEM A PENA




1 Pão francês por integral Eis uma forma de começar o dia protegendo as artérias. A massa integral presenteia o organismo com boas doses de fibras. Esse ingrediente serve de alimento a bactérias aliadas que moram no intestino. Bem nutridas, algumas delas fabricam mais propionato, uma substância que tem tudo a ver com os níveis de gordura na circulação. "Ao chegar ao fígado, ela diminui a produção de colesterol", explica a gastroenterologista Jacqueline Alvarez-Leite, da Universidade Federal de Minas Gerais. Com isso, cai também a quantidade dessa partícula no sangue.



2 Leite integral por desnatado Esse esquema garante a entrada do cálcio, tão caro aos ossos, sem um bando de penetras gordurosos. A bebida desnatada tem o mesmo teor do mineral, com a vantagem de ostentar menos ácidos graxos saturados. O excesso desse tipo de gordura eleva os níveis de LDL, a fração ruim do colesterol. "Isso porque reduz o número de receptores que captam LDL nas células", ensina a nutricionista Ana Maria Pita Lottenberg, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Se esse mecanismo não funciona direito, o colesterol vaga no sangue, pronto para se depositar na parede das artérias.



3 Óleo de soja e outros por azeite O ganho dessa troca vem da combinação entre gorduras benéficas e antioxidantes que povoam o óleo de oliva. Uma de suas vantagens é fornecer doses generosas de ácidos graxos monoinsaturados. "Eles não aumentam os níveis de LDL e ainda ajudam a erguer um pouco as taxas de HDL, o colesterol bom", afirma o cardiologista Raul Dias dos Santos, do Instituto do Coração de São Paulo. "Além disso, os compostos fenólicos do azeite evitam a oxidação do colesterol, fenômeno que propicia a formação das placas", completa Jorge Mancini, diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo.



4 Pizza de mussarela pelas de vegetais A ideia pode não agradar aos fãs mais puristas das pizzarias, mas presta um enorme serviço aos vasos sanguíneos. Deixar camadas e mais camadas de queijo de lado de vez em quando significa podar gordura saturada do cardápio. Como você viu, ela protagoniza o disparo do LDL, o tipo perigoso do colesterol. Substituir a mussarela ou a quatro queijos pelas redondas cobertas de vegetais é uma saída para degustar pizzas sem receio. Opções não faltam - vale pizza de escarola, de rúcula, de brócolis e até de abobrinha. E elas oferecem um bônus: pitadas de fibras e antioxidantes.



5 Salgadinhos por castanhas Essa troca é destinada àquele momento em que pinta a fome no meio do dia. Solução fácil, mas nada saudável, seria recorrer aos salgadinhos ou biscoitos recheados, petiscos que costumam contar com gordura trans em sua receita. "Ela não só faz aumentar o LDL como ainda contribui para derrubar o HDL", alerta Ana Maria Lottenberg. Para escapar da malfeitora, aposte nas castanhas e nas nozes - legítimos depósitos da gordura monoinsaturada, que faz exatamente o trabalho oposto. "As oleaginosas ainda são fontes de antioxidantes" , lembra Jorge Mancini.



6 Cereais açucarados por aveia A aveia tem fama de ser um dos cereais mais nutritivos do planeta. Por isso merece um espaço logo no café da manhã - seja na forma de flocos, seja no mingau. Um estudo da Universidade Federal de Santa Catarina comprova, mais uma vez, sua capacidade de cortar a gordura que sobra no sangue. "A aveia é rica em betaglucanas, fibras fermentadas no intestino e capazes de regular a síntese de colesterol", explica a autora, Alicia de Francisco, que também é coordenadora para a América Latina da Associação Americana de Químicos de Cereais. "Observamos que elas ainda aumentam o HDL."



7 Bauru por peito de peru e queijo branco Calma, não pretendemos condenar ao ostracismo um lanche tão tradicional como o bauru. O problema é que ele deixa a desejar se as taxas de colesterol já rumam aos céus. Basta averiguar seus ingredientes: queijo prato e presunto, redutos de gordura saturada e colesterol. Que tal substituí-lo por um sanduba de peito de peru e queijo branco, que é mais esbelto do que seu congênere? Experimente. Só é preciso ficar atento ao tamanho do lanche. Ora, uma gigantesca baguete recheada pode fornecer mais calorias e gorduras do que um bauru de porte modesto.



8 Camarão por peixe Convenhamos: frutos do mar não são tão frequentes no prato do brasileiro. Mas vale ficar atento durante aquela viagem à praia para não se abarrotar de camarões. Eles encabeçam o ranking marinho de colesterol - são 152 miligramas da gordura em uma porção de 100 gramas. Ou seja, quase o triplo do que é oferecido pela mesma quantidade de um peixe gordo como o salmão. Esse pescado se sai melhor também por outro motivo: ele é carregado de ômega-3. E uma nova pesquisa da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, revela: o ômega diminui a captação de LDL pela parede das artérias, prevenindo as placas.



9 Picanha por lombo O porco não é mais gordo que o boi nem o boi é mais gordo que o porco. Tudo é uma questão de corte. Há peças bovinas com menos gordura saturada, caso da alcatra e do filé mignon, e há aquelas parrudas, como a picanha e o cupim. O mesmo raciocínio se aplica à carne suína: o lombo é mais magro que o pernil. Mas saiba que há medidas para retalhar o possível malefício de qualquer corte rechonchudo. "Limpe a peça antes de cozinhá-la, retirando toda gordura aparente", ensina Ana Maria. Até porque, apesar de a gente não ver, altas doses do nutriente já estão emaranhadas na carne.



10 Manteiga por margarina Elas mantêm uma rivalidade histórica e ainda suscitam debates entre os experts. No duelo em prol de artérias saudáveis, porém, a margarina leva certa vantagem, porque não conta com a famigerada gordura de origem animal e o colesterol. Nos últimos anos, a indústria tem acrescentado componentes à sua fórmula para torná-la mais benéfica. Entre eles, destaque para os fitosteróis, que facilitam a expulsão do colesterol pelas fezes. "Os produtos enriquecidos com essa substância são indicados a quem já tem colesterol alto", avisa Ana Maria.



11 Quindim por compota de frutas Os doces costumam ser condenados por carregarem açúcar demais. Quando a discussão envolve colesterol, porém, o açúcar pesa menos do que outro ingrediente comum em quindins, brigadeiros e bolos: a gordura. A manteiga, o creme de leite e outros ingredientes gordurosos que dão consistência aos quitutes levam consigo ácidos graxos saturados, que alavancam as taxas de LDL. Não à toa, os especialistas aconselham trocar esse tipo de sobremesa por opções que, sem perder o sabor adocicado, são desengorduradas. O melhor exemplo são as compotas de frutas. Só não vale, é claro, abusar



12 Suco de laranja pelo de uva Essa é para matar a sede e resguardar o peito. É na casca da uva que está um parceiro do coração, o resveratrol. "Ele atua na redução do colesterol e tem efeito antioxidante" , diz a bioquímica Tânia Toledo de Oliveira, da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. Ao impedir que as partículas de LDL se oxidem, a substância evita indiretamente que elas grudem na parede do vaso. Ao contrário do que muita gente pensa, o resveratrol não é exclusivo do vinho. O suco de uva natural e feito na hora (com casca, por favor!) também o disponibiliza ao organismo.



13 Chá de ervas por chá-mate Não é campanha contra a receita da avó, mas as infusões à base de camomila e afins perdem feio para o mate se o assunto é colesterol. Que o digam cientistas da Universidade Federal de Santa Catarina, que avaliaram as propriedades dessa erva típica do sul do país. "Notamos uma queda de 8,5% nos níveis de LDL em voluntários com taxas normais e uma redução extra de 13,5% em pessoas que tomavam remédios para abaixar o colesterol", conta o farmacêutico Edson Luiz da Silva, que liderou a pesquisa. A proeza vem das saponinas, moléculas presentes no mate. "Elas diminuem a absorção do colesterol no intestino, favorecendo sua excreção pelas fezes", explica.



14 Cebola branca por cebola roxa Essa troca pode ser estendida à alface e ao repolho: prefira sempre o roxo. As hortaliças com essa cor abrigam um pigmento que aplaca o colesterol, a antocianina. "Experimentos feitos em animais no nosso laboratório mostraram que ela reduz consideravelmente a concentração da gordura no sangue", conta a professora Tânia Toledo de Oliveira, da Universidade Federal de Viçosa. "A substância inibe uma enzima que participa da síntese de colesterol no fígado, além de aumentar sua eliminação do organismo." Morangos e cerejas, saiba, também são reservas de antocianinas.



15 Molho branco pelo de tomate O macarrão é o mais inocente por aqui. Quem incentiva ou não a escalada do colesterol é o molho - sempre. O branco é bem gordo. Em 2 colheres de sopa encontramos 4,5 gramas de gordura. Como o preparo exige creme de leite e queijo, o prato fica cheio de ácidos graxos saturados. Uma bela macarronada ao sugo não guarda esse perigo. Nas mesmas 2 colheres de sopa, há somente 0,1 grama de gordura. "Apenas procure usar o molho de tomate feito em casa e evitar a manteiga no momento de refogá-lo", orienta a nutricionista Ana Maria Lottenberg. E, se possível, opte pela massa integral.



16 Chocolate ao leite pelo amargo O doce de cacau se notabilizou como um amigo do sistema circulatório. Mas não é todo chocolate que, de fato, prova sua amizade às nossas artérias. O tipo que merece respeito é o amargo. "Ele possui menos gorduras saturadas que o branco e a versão ao leite", afirma a nutricionista Vanderlí Marchiori, colaboradora da Associação Paulista de Nutrição. "Sem falar que fornece catequinas, substâncias que ajudam a sequestrar o LDL e impedir sua oxidação", diz. Mas fique atento ao rótulo: amargo de verdade tem mais de 60% de cacau em sua composição



17 Sal por ervas e alho Está em suas mãos uma maneira de preservar os vasos sem deixar a comida ficar insossa: em vez de exagerar no sal, ingrediente que patrocina a hipertensão, use a imaginação e as ervas aromáticas, além de alho. "Ele tem compostos capazes de controlar o colesterol", exemplifica Vanderlí. E ervas como o orégano e o alecrim merecem ser convidadas à cozinha por causa do seu poder de fogo contra a oxidação, um fenômeno que, você já sabe, não poupa o LDL, tornando-o ainda mais danoso para as artérias. Mas essa ação pode minguar quando os ingredientes são expostos a temperaturas elevadas. Procure acrescentá-los nos minutos finais do cozimento.



18 Frango com pele pelo frango sem pele Muita gente pensa que basta despir uma coxa de frango assada no prato para se livrar de um boom de colesterol. Ledo engano. "Retirar a pele é, sim, fundamental, mas isso deve ser feito antes de levar a carne ao fogo", esclarece a nutricionista Cláudia Marcílio, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo. "Quando submetidos ao calor, a gordura saturada e o colesterol da pele conseguem se dissolver e penetrar na carne", justifica Ana Maria. Aí, será tarde



19 Queijo pelo tofu A intenção não é jogar mais pedras sobre o parmesão, o provolone e até o minas, mas abrir espaço ao tofu, que é feito de soja. Ele é uma preciosidade porque concentra o que o grão tem de melhor: proteínas e isoflavonas. "A proteína da soja aumenta a atividade de receptores que colocam o LDL para dentro das células e inibe a principal enzima responsável pela produção de colesterol", explica a nutricionista Nágila Damasceno, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. E as isoflavonas não só potencializam a queda do LDL como evitam sua oxidação.



20 Pipoca de micro-ondas pela de panela Faz toda a diferença investir um tempo a mais para estourar o milho no fogão. "É uma forma de controlar a quantidade de gordura no preparo, porque no produto de micro-ondas ela já é fixa", argumenta a doutora em ciência dos alimentos Maria Cristina Dias Paes, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, em Sete Lagoas, no interior de Minas Gerais. A versão que ganha na praticidade perde pontos porque carrega ácidos graxos saturados e trans. "Na panela, dá para usar um óleo mais saudável, como o de canola", diz Cristina. Daí, você aproveita as fibras do milho, deixando seu colesterol em paz.

A terapia

A terapia
A Terapia CranioSacral (TCS) é um método manual, sutil, de avaliação e tratamento global do corpo, que pode ter um impacto positivo sobre vários sistemas corporais. Empregada isoladamente, ou em combinação com outros métodos de tratamento da saúde mais tradicionais, a TCS tem comprovado ser clinicamente eficaz em facilitar a capacidade de cura do corpo, e frequentemente produz resultados extraordinários.