Wikipedia

Resultados da pesquisa

terça-feira, 18 de maio de 2010

Para manter o cérebro jovem, é preciso manter a serenidade

Por Cristina Almeida
Especial para o UOL Ciência e Saúde

O segredo para o cérebro jovem é manter-se tranquilo e ativo, mesmo depois da aposentadoria. Esse é o conselho do professor de neurologia Cícero Galli Coimbra, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Além disso, ele diz que é importante que a pessoa esteja engajada em atividades de voluntariado que deem suporte à percepção de si mesmo como indivíduo útil, com o fim de nutrir sonhos e objetivos a serem realizados até o fim da vida.


O ômega-3, presente em alimentos como o salmão e a linhaça, favorece o nascimento de neurônios como protege os já existentes

DIETA PARA PRESERVAR O CÉREBRO
ALIMENTAÇÃO PARA VIVER MAIS
COMER POUCO PARA UMA VIDA LONGA
ESTRESSE ACABA COM OS NEURÔNIOS
LEIA MAIS

O especialista revela que um dos estudos mais importantes para a compreensão de doenças como a esclerose múltipla, o mal de Parkinson e Alzheimer é sobre a relação entre estresse e envelhecimento cerebral: "em todas essas doenças, pessoas com uma personalidade mais ansiosa, que sofrem por tudo, por nada e por antecipação, assim como aquelas muito instáveis, estão mais predispostas ao desenvolvimento de doenças degenerativas".

Coimbra explica que o sistema nervoso possui células-tronco potencialmente ativas, e que mesmo em idade avançada e elas continuam a multiplicar-se para dar origem a neurônios jovens (neuroblastos), que migram a partir das áreas onde são produzidos para as regiões do nosso cérebro que são mais intensamente utilizadas. Conforme o neurologista, "a esse processo se dá o nome de neurogênese, e isso somente acontece se estamos emocionalmente estáveis".

Serenidade

Coimbra cita um estudo iniciado na década de 1930 e mantido ativo por George Vaillant, psiquiatra da Universidade de Harvard, que demonstrou que "pessoas dotadas de personalidade tranquila (capazes de enfrentar os problemas sem desespero ou se exasperação, fazendo apenas o que estava a seu alcance) atingiam idade avançada mantendo lucidez, ao contrário das pessoas dotadas de personalidade ansiosa, agressiva ou impaciente".

Em 2002, esse psiquiatra americano publicou um livro intitulado "Aging Welll" (Envelhecendo bem, Ed. Little, Brown and Company, sem tradução para o português), relatando esses e outros resultados surpreendentes, que deixaram atônitos os membros da comunidade neurocientífica internacional. O neurologista conta que entre os resultados mais impactantes está o fato de que, entre os sujeitos de personalidade serena, aqueles que nutriam valores como altruísmo, perdão e gratidão atingiam idade avançada com mais lucidez.

A semente do Alzheimer

A necessidade de competir e o sobrepujar-se a qualquer custo tem como reverso o aumento do estresse e da agressividade: "a conseqüência física é a ampla redução da neurogênese, dando lugar a uma personalidade onde há pouco lugar para o desenvolvimento de qualidades humanitárias". E acrescenta, "é assim que se planta a semente para o desenvolvimento futuro do Alzheimer e de outras doenças neurodegenerativas".

Entre as atitudes que as pessoas precisam cultivar para terem uma vida mais saudável do ponto de vista neurológico, manter-se inserido num grupo social já foi cientificamente comprovado como benéfico, mas segundo o especialista, a dieta também deve ser objeto de atenção: "O consumo de carnes cozidas deve ser evitado (tanto de aves como de mamíferos, principalmente grelhadas ou fritas, e bem passadas, ricas em aminas heterocíclicas, altamente neurotóxicas e cancerígenas), o que exerce papel fundamental na prevenção de diversas doenças, inclusive neurodegenerativas."

"A chamada Dieta do Mediterrâneo, rica em peixes, tomates e azeite é altamente favorável à prevenção dessas doenças, principalmente pela presença de grande quantidade de substâncias benéficas, como ômega-3 e licopeno", completa.

A teoria dos três "Qs"

O neurologista finaliza citando a importância de se viver com entusiasmo, além de dar sua receita para uma vida saudável: o perfeito equilíbrio dos três Qs - Quociente de Inteligência, Quociente Emocional e Quociente Espiritual. Para Coimbra, Adozinda é o exemplo perfeito das personalidades descritas por Vaillant e que atingem a idade avançada com saúde neurológica.

Um comentário:

  1. ola AMIGA
    obrigada por seguir ART MISTA
    deixe suas impressões no blog e assim a gente
    vai crescendo junto

    grande abraço

    ResponderExcluir

A terapia

A terapia
A Terapia CranioSacral (TCS) é um método manual, sutil, de avaliação e tratamento global do corpo, que pode ter um impacto positivo sobre vários sistemas corporais. Empregada isoladamente, ou em combinação com outros métodos de tratamento da saúde mais tradicionais, a TCS tem comprovado ser clinicamente eficaz em facilitar a capacidade de cura do corpo, e frequentemente produz resultados extraordinários.