Wikipedia

Resultados da pesquisa

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Terapia CranioSacral


 Terapia
CranioSacral
 
Esta terapia faz parte das terapias não invasivas usadas para melhorar e reequilibrar o corpo humano prevenindo e melhorando a saúde no seu todo.
Por terapias não invasivas quer-se dizer terapias que não afetam o organismo de uma maneira agressiva, negativa ou que não têm contra indicações.
Estas terapias normalmente são caracterizadas por movimentos extremamente lentos, toques suaves ou toques e movimentos suaves ou mesmo sem tocar no corpo como algumas técnicas energéticas.
Ela deriva da tão famosa Osteopatia Craniana a qual tem vindo a ser cada vez mais conhecida devido ao reequilíbrio das articulações cranianas e não só; reequilíbrio esse que freqüentemente corrige ou diminui muitas disfunções que existem a nível da cabeça.
A Terapia Crânio Sacral faz uso de um toque muito suave que normalmente é semelhante ao peso de uma moeda, para melhorar a circulação do liquido cefalorraquidiano, liquido este que banha, envolve e protege todo o sistema nervoso central.
Como facilmente se depreende a saúde do corpo depende do bem estar do sistema nervoso uma vez que é aqui que chegam e partem todas as informações de e para todo o corpo.
Assim qualquer obstáculo à livre circulação desse liquido quer na caixa craniana (cabeça) quer ao longo da espinal medula irá refletir em todo o corpo.
A Terapia Crânio Sacral usa um conjunto de técnicas não invasivas para relaxar e equilibrar o corpo e todo o sistema sacro craniano de forma a eliminar tensões e obstáculos que se opõem à livre circulação do liquido cefalorraquidiano, ao bem estar e à saúde da pessoa.
Tudo aquilo que altera ou afeta o livre movimento do liquido cefalorraquidiano ou que afete o sistema sacro craniano deve ser corrigido para que o sistema nervoso e o corpo funcionem o melhor possível.
Este líquido encontra-se dentro das meninges pelo que qualquer alteração ou compressão nestas, acaba por afetar todo o sistema nervoso.
A Terapia Crânio Sacral visa não só melhorar toda a circulação do liquido cefalorraquidiano, mas também tudo aquilo que possa afetar a sua livre circulação. Ela trabalha as meninges, os ossos cranianos, o sacro bem como todo o corpo.
O tipo de toque extremamente suave faz com que ela possa ser usada por todos inclusive pelos recém nascidos.
Como ela é dirigida há melhoria de funcionamento de todo o sistema crânio sacral, ela afeta profundamente todo o sistema nervoso, todo o corpo e toda a saúde.
 
 
 História do Sistema
Crânio Sacral
 
O sistema crânio sacral é um sistema fisiológico que é essencial para o funcionamento do corpo tal como o são os sistemas respiratório e circulatório.
Este sistema foi descoberto pelo osteopata William G. Sutherland nos anos 20 tendo dado origem à osteopatia craniana nos anos 30 e à Terapia Crânio Sacral nos anos 70.
Nos anos 70 o doutor John E. Upledger durante uma cirurgia para remoção de uma placa de cálcio depositada na meninge dura-máter numa vértebra cervical observou a pulsação rítmica desta meninge que teimosamente dificultava a cirurgia.
A partir daí começou a pesquisar e a desenvolver a base cientifica do sistema crânio sacral, do seu funcionamento e das formas do seu tratamento.
O sistema crânio sacral é um sistema hidráulico semi fechado contido numa robusta membrana (a dura-máter), a qual envolve o cérebro e a espinal medula.
Este sistema tem a função importante de produzir, colocar a circular e de absorver o liquido cefalorraquidiano, liquido este que envolve, protege e cria o ambiente fisiológico no qual o cérebro e o sistema nervoso se desenvolvem, vivem e funcionam.
A produção e circulação deste líquido obedece a um ritmo chamado ritmo crânio sacral o qual tem uma freqüência de entre 6 a 12 ciclos por minuto, que pode ser sentido em todo o corpo e o qual é usado para detectar alterações à circulação deste liquido dando assim indicações aos terapeutas/facilitadores sobre a evolução do tratamento.
Apesar de o ritmo ser sentido em todo o corpo e poder ser igualmente influenciado em todo o corpo, normalmente trabalha-se mais sobre os ossos do sacro e da cabeça uma vez que é aí que está ligada a dura-máter.
O objetivo é libertar as restrições existentes quer ao longo do corpo quer ao longo da dura-máter as quais se opõem quer à circulação do liquido cefalorraquidiano quer à boa comunicação do sistema nervoso com o corpo o que impede a boa recuperação do corpo ou o seu correto funcionamento.
É bem conhecida a influência que a compressão da raiz nervosa ao nível da coluna tem muitas das vezes sobre o funcionamento dos órgãos internos podendo ser esta uma das razões pelos fracos resultados que algumas vezes se obtêm quando o tratamento dos órgãos.
A diferença entre a Osteopatia Craniana e a Terapia Crânio sacral é que a Osteopatia Craniana se dedica, sobretudo à libertação das suturas (cranianas, vertebrais e sacrais) enquanto a Terapia Crânio sacral se dedica não só a libertar as restrições não só destas suturas mas sobretudo das meninges que se encontram por baixo.
Estas meninges encontram-se ligadas aos ossos sendo estes usados para movê-las e para se eliminarem as restrições e aderências que possam existir, as quais criam perturbações no sistema nervoso com a conseqüente diminuição da sua capacidade de manter o bom funcionamento de todo o corpo.
Outra das diferenças entre as duas técnicas é que a Osteopatia Craniana normalmente faz uso de um ligeiro impulso para mover as articulações enquanto a Terapia Crânio sacral faz uso de uma força de 2 a 5 gramas, ou seja, uma força imperceptível.
Outra diferença é que a Terapia Crânio Sacral não se dedica apenas a tratar ou lidar com o sistema crânio sacral, mas também com todo o corpo uma vez que ele está todo ligado.
É de salientar que hoje em dia a Terapia Crânio sacral já começa a fazer parte do currículo da Osteopatia e a ser usada por muitos osteopatas mesmo no Brasil.
Devido ao fato do terapeuta apenas seguir e facilitar o funcionamento do corpo ele é visto como um facilitador ou também como terapeuta/facilitador.
A Terapia Crânio sacral complementa-se ou pode ser complementada com a Libertação Somato Emocional e muitas outras técnicas.
 
Benefícios da
Terapia Crânio Sacral:
 
A Terapia Crânio Sacral é um método suave de avaliar, detectar e corrigir disfunções no sistema sacro craniano e no corpo com o uso das mãos.
Usando um toque suave, os terapeutas hoje confiam na Terapia Crânio Sacral para melhorar o funcionamento do sistema sacro craniano (o qual cria o ambiente fisiológico no qual o sistema nervoso central vive e funciona), eliminar os efeitos negativos do stress, aumentar a resistência à doença e melhorar toda a saúde.
A Terapia Crânio Sacral tem sido usada com sucesso na ajuda de:
Melhoramento de todo o funcionamento do sistema sacro craniano o qual melhora  o funcionamento do sistema nervoso central,
§      Eliminação dos efeitos negativos do stress,
§      Depressão e Depressão Pós Parto (endógenas que vêm de dentro ou que têm causas físicas)
§      Fadiga Crônica
§      Fibromialgia e outras Desordens do Tecido Conectivo.
§      Desordem do déficit de atenção,
§      Desordens do sistema nervoso central (as que têm por base alterações ou deficiências (disfunções) do sistema sacro craniano),
§      Autismo; Paralisia; Dislexia
§      Asma, bronquite, problemas respiratórios, etc.
§      Sinusite, tonturas e zumbidos
§      Enxaquecas, Cefaléias, Dores de cabeça, dores de pescoço, costas e menstruais etc.
§      Disfunção da articulação temporo mandibular (ATM),
§      Dificuldades de coordenação motora,
§      Problemas de olhos como estrabismo, nystagmus, etc.
§      Hiperactividade, desordens de atenção, etc.
§      Artrite e Artrite Reumatóide
§      Aumento da resistência à doença e melhoramento de toda a saúde.
§      Muitas outras condições.
A Terapia Crânio Sacral melhora e acelera os processos de cura natural do corpo;
Melhora o funcionamento do sistema nervoso central;
Dissipa os efeitos do stress, melhora toda a saúde e aumenta a resistência à doença.
Como técnica não invasiva e extremamente suave, ela está indicada para todas as pessoas incluindo os recém nascidos onde nestes é usada para reequilibrar o seu corpo de forma a ultrapassar qualquer possível problema derivado do nascimento e para fazer a prevenção de possíveis problemas futuros ou para reforçar todo o seu corpo e sistema imunitário.
Desta forma prepara-se o bebé para enfrentar muitas das dificuldades com que irá ter de lidar no seu dia a dia livrando os pais de muitas preocupações.
 
 
A Terapia Sacro Craniana e o Relaxamento
 
A Terapia Crânio Sacral talvez seja das terapias que provoca um maior relaxamento no menor espaço de tempo.
As suas várias ações são usadas para o conseguir e assim levar a pessoa a estar mais relaxada e receptiva a todos os benefícios que ela pode obter desta maravilhosa terapia.
As tensões e emoções traduzem-se em compressões não só musculares, mas também a nível de todos os nossos órgãos internos o que altera o seu bom funcionamento o que acaba por prejudicar a nossa saúde.
Os nervos passam através dos tecidos para irem enervar tecidos e órgãos, mas se existirem tensões e compressões nestes, a circulação nervosa sairá debilitada agravando todo o funcionamento dos tecidos e órgãos.
É quando andamos mais tensos que a nossa coluna e por vezes a cabeça (para além dos órgãos e do resto do corpo) mais se queixa.
São bem conhecidos os efeitos da massagem no alívio de dores e tensões assim como no bem estar e na saúde das pessoas.
A nível da coluna essas tensões a manterem-se acabam por provocarem todos aqueles problemas que todos conhecemos e de que todos já ouvimos falar (escoliose, espondilose, lordose, cifose, artrose e muitos outros problemas).
Libertar as tensões dos tecidos e órgãos deveria ser uma coisa com que todas as pessoas se deviam preocupar caso desejem que o seu corpo e a sua saúde melhorem.
Assim, toda e qualquer técnica ou terapia que liberte estas tensões é bem vinda e desejada.
Ela (seja ela qual for) não é apenas um luxo, mas sim uma forma de nos dar mais saúde e bem estar. E não há dinheiro que pague a nossa saúde, pois só com saúde se pode trabalhar e fazer a nossa vida do dia a dia, ou seja, usufruir daquilo que a vida tem de bom.
No entanto não basta o relaxamento para libertar as tensões acumuladas, é preciso libertá-las de uma maneira rápida e eficaz e é aí que a Terapia Crânio Sacral é diferente das outras terapias, pois consegue ir mais além levando o corpo a desmemoriar as memórias celulares levando assim a um melhor funcionamento do corpo a todos os níveis.
A Terapia Crânio Sacral e as suas diversas técnicas são usadas para libertar as tensões do sistema sacro craniano e de todo o corpo melhorando o funcionamento de todo o corpo.
Ela é considerada uma das mais completas e abrangentes uma vez que trabalha o corpo como um todo, pois sendo uma terapia holística (que trabalha todo o corpo) não pode deixar partes por trabalhar.
A Terapia Crânio Sacral veio mostrar e provar que os melhores resultados se obtêm com um toque suave contrariamente ao que muitas vezes se pensa ou diz.
O terapeuta apenas ajuda o corpo a libertar aquilo que ele (corpo) acha que deve libertar e este é um conceito que vai muitas vezes contra o que é comumente aceite. No entanto os seus resultados devem-se não apenas à eficácia das suas técnicas, mas também ao toque suave e respeito pelo corpo e pela pessoa o que é uma abordagem bastante diferente daquela  a que estamos habituados a ter.
Esta é uma terapia que nunca em circunstância alguma pode ser imposta e onde se tem de obter a permissão da pessoa e do seu corpo para se poder fazer um bom trabalho.
Se o corpo ou a pessoa não estiverem disponíveis ou receptivos para usarem esta terapia, os seus resultados acabarão por serem muito mais baixos.
Desta forma os terapeutas são pessoas que usam de muita sensibilidade e de tacto no seu trabalho, pois só assim obtêm os melhores resultados. Esta é também uma das razões pela diferença de resultados entre os diversos terapeutas.
As técnicas da Terapia Crânio Sacral provocam um grande relaxamento permitindo acalmar todo o corpo e sistema nervosos ao mesmo tempo em que levam a um melhor funcionamento de todo o corpo e sistema sacro craniano.
Por tudo isto se vê a importância do relaxamento, pois só quando a pessoa se sente mais relaxada e confiante é que ela permite ao seu corpo abrir-se e assim libertar as tensões e emoções que ela acumulou ao longo da vida e que têm estado a impedir de usufruir de boa saúde e daquilo que a vida tem de bom para oferecer.
Atendimento
 
É indicado para pessoas de todas as idades, desde recém nascidos até idosos e não há contra indicação desde que realizado por terapeutas devidamente treinados que respeitem as normas básicas de não forçar, nem invadir o corpo com qualquer manobra de tratamento.
Os toques são suaves e leves, da ordem de aproximadamente cinco gramas para que seja possível sentir a pulsação do ritmo crânio sacral no corpo do paciente, sendo totalmente indolor e muito agradável.
A terapia crânio sacral é realizada em macas onde o paciente fica deitado em posições variadas conforme o caso: de bruços, de lado ou de costas, com o auxilio de almofadas para seu conforto.
A sessão dura em media 1 hora, ou 1 hora e meia no caso de uma sessão de múltiplas mãos, isto é, mais de um terapeuta por pessoa, que é realizada principalmente para a resolução de problemas traumáticos (acidentes, cirurgias, distúrbios emocionais), a chamada resolução somatoemocional.
Os resultados podem ser sentidos logo na primeira sessão, sendo a duração de um tratamento extremamente variável conforme o caso.
 
 
 
 
  
Bibliografia recomendada
 
 
Seu Médico Interno e Você, Dr. John Upledger, Ed. Mauad 
 
Wisdom in the Body, Michael Kern, Thorsons
 
Teoria e Prática da Manipulação Craniana, Leon Chaitow, Ed. Manole
 
Craniosacral Biodynamics Vol. One e Two, Franklin Sills, North Atlantic Books
 
The Heart of Listening, Hugh Milne, North Atlantic Books
 
Osteopathy in the Cranial Field, Harold Magou,
 
Contributions of Thought, Dr. William Sutherland
 
With Thinking Fingers, Adah S. Sutherland
 
The Stillness of Life, Rollin Becker, Stillness Press
 
 
 
 
 
 
Para maiores informações com a fisioterapeuta:
 
Andréa Cristina Coneglian    (48) 9625 7771  ou
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um comentário:

  1. Como Guilherme e Kris pediram,os beneficios ja estao mencionados....agora falta uma opiniao de vcs mesmos a respeito do que sentiram e veem sentindo,ok?!

    ResponderExcluir

A terapia

A terapia
A Terapia CranioSacral (TCS) é um método manual, sutil, de avaliação e tratamento global do corpo, que pode ter um impacto positivo sobre vários sistemas corporais. Empregada isoladamente, ou em combinação com outros métodos de tratamento da saúde mais tradicionais, a TCS tem comprovado ser clinicamente eficaz em facilitar a capacidade de cura do corpo, e frequentemente produz resultados extraordinários.