Existe diferença entre a visão holística, quântica e sistêmica?
Minha resposta é: apenas teórica. Todas essas visões têm um ponto principal em comum: elas olham para o todo.
O termo holístico vem do grego “holus” que significa todo ou totalidade. Então o holismo olha para o todo, isto é, vê o corpo, a mente e o espírito. Vê o ser humano como um todo, vê a vida como um todo.
A visão cartesiana ao contrário da visão quântica ou holística vem da percepção separatista do filósofo Descartes. Para ele o todo existencial seria um conjunto de pequenas partes. Também chamamos essa visão de Newtoniana. Para Isac Newton ‘para cada ação corresponde uma reação de igual valor e em sentido contrário’. Hoje comprovamos através da teoria quântica que a cada ação podem corresponder infinitas reações. Tudo que acontece no mundo está interferindo na existência como um todo.
A visão sistêmica, segundo a Wikipédia, “é a capacidade de identificar as ligações de fatos particulares do sistema social como um todo”. Vejam que todas essas visões olham no final para o todo. Por mais que dividamos o mundo em diversos sistemas, essa é somente um artifício analítico do conhecimento. Quando juntamos todos esses microssistemas temos de novo a visão do ‘todo sistêmico’.
Concluímos então que a visão holística, quântica e sistêmica são, no fundo, a mesma coisa. E percebo que a grande arte é aprender a ver e viver o mundo de forma holística, quântica ou sistêmica.
Este blog tem a finalidade de publicar as terapias que realizo, atualizar infos sobre artigos de saúde e dar dicas interessantes aos meus seguidores. www.andreaconeglian.com.br
Wikipedia
Resultados da pesquisa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário