Wikipedia

Resultados da pesquisa

terça-feira, 1 de março de 2011

Acupuntura Vegetal

Abacates, caquis, videiras, café, rosas, entre outros, já se

beneficiam dessa técnica simples e eficiente.



Mesmo sem saber, alguns agricultores ou sitiantes se beneficiam dos princípios da acupuntura. Como quando, por costume e tradição, dão algumas machadadas nos troncos das frutíferas mais velhas e improdutivas, sendo que depois de algum tempo nota-se um aumento de produção de seus frutos. Quando isso acontece se está, sem nenhuma técnica, restabelecendo o equilíbrio energético da planta. Assim quando se pensa em aumentar a produção, crescimento ou frutificação dos vegetais, qualquer recurso é válido. Ainda mais quando é pensado corretamente, sem prejuízos posteriores às plantas ou às pessoas que vão consumir os produtos. A acupuntura vegetal é um desses recursos. Desenvolvida como uma técnica simples ela pode aumentar a produção de flores de uma roseira e primaveras, e acelerar o crescimento de algumas árvores como o eucalipto e o pinheiro. Pode ainda aumentar até mais de 100% a produção de frutos de abacateiros, mangueiras, pessegueiros...

Pode-se então, dentro dos princípios da acupuntura, utilizar agulhas, alfinetes ou pregos, para, com uma técnica mais apurada, melhorar as plantas cultivadas. A escolha dos objetos perfurantes é feita em proporção aos troncos da planta.



Para aumentar a floração e a frutificação deve-se atuar sobre a energia Yin, que flui nas partes internas da planta. A aplicação das agulhas ou pregos deve ser feita no ângulo superior interno da planta. A aplicação das agulhas nesse caso tem mostrado bons resultados com abacates, goiabas, pêssegos, caquis, videiras, figueiras, cítricos e café. Além de rosa e primaveras.

Para o aumento de crescimento deve-se trabalhar com a energia Yang, que flui nas partes externas da planta. A aplicação deve ser feita nos ângulos inferiores externos. Tem mostrado resultado com eucaliptos e pinheiros, além de outras árvores.

Não há exigência específica quanto aos objetos perfurantes. Apenas que sejam limpos, livres de tratamentos ou componentes químicos como inseticidas, e quando forem colocados o sejam de forma definitiva, sem alterações durante o período que ali permanecerem.

A aplicação para floração e frutificação deve ser feita um a dois meses antes da floração das plantas e agindo até o final do período. A aplicação de crescimento pode ser feita em qualquer época, desde que não coincida com a aplicação para florada e frutificação. Esse detalhe deve ser observado severamente.

Os resultados sempre são melhores quando da primeira aplicação das agulhas. Nos anos seguintes diminuem um pouco os resultados, mas ainda podem ser percebidos.



Nome popular Floração Objeto e aplicação Retirada do objeto Função



Abacateiro Setembro Pregos grossos/Julho Início outubro Frutificação

Azaléia Abril/Setembro Alfinetes/Fevereiro Início novembro Floração

Cafezeiro Setembro Pregos pequenos/Julho Início outubro Frutificação

Eucalipto Depende da espécie Pregos/Qualquer época Qualquer época Crescimento

Goiabeira Setembro/outubro Pregos/Julho Início novembro Frutificação

Jaboticabeira Julho a setembro Pregos/Maio Início outubro Frutificação

Laranjeira Setembro a outubro Pregos pequenos/Julho Início novembro Frutificação

Mangueira Maio a setembro Pregos grossos/Março Início outubro Frutificação

Pessegueiro Junho a agosto Pregos grossos/Abril Fim setembro Frutificação

Pinheiro Depende da espécie Pregos/Qualquer época Qualquer época Crescimento

Quaresmeira Jan./março e jun./set. Pregos/Novembro e abril Início abril e nov. Floração

Primavera Novembro a setembro Alfinetes/Fim de setembro Início novembro Floração

Roseira Ano todo Alfinetes/Qualquer época Qualquer época Floração .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A terapia

A terapia
A Terapia CranioSacral (TCS) é um método manual, sutil, de avaliação e tratamento global do corpo, que pode ter um impacto positivo sobre vários sistemas corporais. Empregada isoladamente, ou em combinação com outros métodos de tratamento da saúde mais tradicionais, a TCS tem comprovado ser clinicamente eficaz em facilitar a capacidade de cura do corpo, e frequentemente produz resultados extraordinários.